O Tucunaré Amarelo(Cichla ocellaris)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Tucunaré Amarelo(Cichla ocellaris)

Mensagem por Wellington em Qua Maio 25, 2016 3:34 pm





       Normalmente atingem de 50 cm ou 60 cm, mas já foram encontrados exemplares com mais de 70 cm. O peso fica entre 3 kg e 10 kg. Há registros de tucunarés com mais de 1 metro e até 13.7 kg, que parece ser o recorde. No norte do Brasil, na cidade de Barcelos ele pode ser chamado de tucunaré-açu.
       Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de qualquer coisa pequena que se movimenta e outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.
       O tucunaré é um peixe popular em pesca desportiva. A espécie C. orinocensis foi introduzida em Singapura com este mesmo propósito, mas com consequências trágicas para parte da fauna piscívora da região.
       Tucunaré, do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" (amigo), ou seja, "amigo da árvore". É uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.

Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Actinopterygii
Ordem:Perciformes
Família:Cichlidae
Género:Cichla

Wellington
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/05/2016
Idade : 27
Localização : Angra dos Reis-RJ

Ver perfil do usuário http://pirapeixes.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum